O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo publicou determinação na última quinta-feira (20), que de 4 a 19 de julho, estarão suspensos o atendimento ao público em geral e os prazos de processos já em andamento nas varas judiciais de Dracena. A suspensão vale também para as comarcas de Osvaldo Cruz, Adamantina, Tupã, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Rancharia e Tupi Paulista.
O motivo da suspensão temporária é a capacitação de servidores do Judiciário paulista por causa do Plano de Unificação, Modernização e Alinhamento (Puma), que já está em andamento pelo Tribunal de Justiça no Estado de São Paulo.
O Puma é a implantação de sistema informatizado único de controle de processos Sistema de Automação da Justiça (SAJ) em todas as unidades judiciais do Estado.
Rubens Peres Leite, escrivão oficial da 1ª Vara Judicial do Fórum de Dracena, disse que neste período não haverá o atendimento ao público e que os funcionários estarão realizando trabalhos internos.
Ele explicou que os servidores de Dracena estão sendo treinados em Presidente Prudente sobre o novo sistema.
Ele afirmou ainda que apesar dos prazos processuais suspensos, as audiências poderão ser realizadas nesta quinzena no fórum local.
Sistematicamente, o TJ tem realizado treinamentos de servidores, que devem se estender até dezembro deste ano, até que todas as unidades sejam contempladas com o novo sistema e estejam prontas.
O Tribunal de Justiça publicou em comunicado que a suspensão é necessária porque seria “inviável” capacitar os servidores e administrar o andamento dos processos nestas comarcas e pediu a compreensão de promotores, defensores, procuradores, advogados e dos cidadãos comuns.