O prefeito Jorge Diogo recebeu, em seu gabinete, no último dia 29, as representantes do Grupo Eldorado, Ana Terra, coordenadora de recursos humanos e Simone da Luz Padilha Filipus, da área de sustentabilidade, para reunião de aproximação da empresa com o Governo Municipal de Brasilândia-MS. A secretária adjunta de Assistência Social, Jô Silva, também participou da reunião.
As representantes anunciaram o início de um curso de formação de tratorista na cidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. O curso teve início no mesmo dia, na escola municipal Antônio Henrique Filho. As aulas práticas acontecerão aos sábados.
Além do curso de tratorista, as representantes disseram que há previsão para um curso de motorista de carreta para a cidade. Os profissionais formados poderão ser inseridos na unidade de produção de Selvíria, mais próxima de Brasilândia. Porém, o trabalhador deve ter disponibilidade para morar em alojamento e ter folga a cada 15 dias.
Além dos cursos, o prefeito de Brasilândia e as representantes da Eldorado conversaram sobre a economia do município e a possibilidade de ampliação da área de atuação da empresa, abrangendo também Brasilândia nos investimentos sociais da maior fábrica de celulose em linha única do mundo.
Segundo as representantes, o projeto de investimento social da empresa para o triênio 2012-2014 é de R$ 25 milhões na área de influência, que corresponde ao município onde existe a produção, no caso, Três Lagoas-MS, e nas áreas de plantio de eucalipto. “Brasilândia não estava no raio de atuação da produção e do plantio. Até 2014 é previsto um crescimento. Já chegamos até aqui [em Brasilândia] com a geração de empregos, quem sabe Brasilândia pode entrar na área de atuação da empresa no futuro”, disse Simone Filipus.
As representantes disseram ainda que os cursos de formação não são apenas para a Eldorado. Segundo elas, a mão-de-obra especializada é para o mercado e já anunciou um plano de contratação para o primeiro semestre de 2014 que pode chegar a 1.400 novos postos de trabalho na Eldorado.
As representantes, em nome da Eldorado, agradeceram ao prefeito pelo apoio do Governo de Brasilândia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
O prefeito Jorge Diogo disse que nascerão boas parcerias entre a administração municipal e a Eldorado.
ELDORADO – A Eldorado Celulose e Papel, instalada entre Três Lagoas e Selvíria-MS, é responsável por 20% do total do setor das exportações brasileiras. Tem receita estimada em um bilhão de dólares ao ano e produção de 1,5 milhão de toneladas por ano.