O projeto Sexta-Cultural – espaço criado pelo Departamento Municipal de Cultura – durante a feira noturna as sextas-feiras, na Praça do Povo para apresentação artística de Panorama e cidades da região. Na sexta-feira (16), se apresentou o grupo de tocadores de taiko mantido pelo Adec (Associação Dracenense de Esporte e Cultura).
De acordo com a diretora de cultura, Geni Arbid, o grupo trouxe um pouco do que é a cultura japonesa numa apresentação que com certeza deixou muitas pessoas surpresas com a agilidade dos integrantes com a música feita com uso de tambores.
O grupo dracenense tem três anos de existência, tendo se apresentado em diversas festividades e competições em âmbito regional e nacional. O projeto propicia a oportunidade das crianças e jovens conhecerem e transmitir os valores tradicionais milenares do Japão.
Taiko é a tradução literal para tambor. Era antigamente usado em festividades religiosas e sociais no Japão, valioso instrumento de comunicação com a alma dos antepassados. Também era utilizado em guerras para motivar as tropas e minar o ânimo dos inimigos. Um instrumento que agora é símbolo da tradição japonesa e através do som e vibração encanta milhares de pessoas ao redor do mundo.