O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entregará 84 retroescavadeiras do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2), amanhã (26), a partir das 9 horas, no Recinto Poliesportivo Sebastião Pires da Silva, em Adamantina. A doação integra a Ação de Aquisição de Máquinas e Equipamentos para Recuperação de Estradas Vicinais, desenvolvido pelo MDA.
Dos 31 municípios da Nova Alta Paulista apenas Tupã, com população acima de 50 mil habitantes, não será beneficiada com a retroescavadeira. Os municípios serão contemplados ainda com motoniveladoras e caminhões caçamba, com previsão de entrega nos meses de setembro e novembro, respectivamente.
O prefeito de Adamantina e também presidente da Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista), Ivo Santos (PSDB), diz estar otimista com o evento. “Um evento desta proporção é muito importante para Adamantina e também para a região. Virão prefeitos de cidades vizinhas e de outras microrregiões como Araçatuba, Presidente Prudente, Marília. Serão 84 prefeituras reunidas em Adamantina. Além de estar confirmada também as presenças de três deputados federais e estaduais”, disse.
A Delegacia do MDA em São Paulo confirmou ainda que os municípios contemplados serão convocados para atividades de treinamento a ser realizadas nas cidades de Bauru e Araçatuba, cidades com revendas autorizadas pelo distribuidor do fabricante. Os classificados que não enviarem servidores para treinamento ou não comparecerem aos atos de entrega perderão o direito às máquinas.
O Programa – O programa Ação de Aquisição de Máquinas e Equipamentos para Recuperação de Estradas Vicinais beneficia mais de 520 mil pessoas que moram em áreas rurais com o fortalecimento da infraestrutura e a recuperação de estradas vicinais para escoamento da produção e deslocamento dos moradores. A previsão é de que 521 municípios paulistas recebam 1.385 máquinas do programa, totalizando um investimento de quase R$ 400 milhões.
Durante o processo da 1ª seleção, em 2010, o MDA recebeu no período de inscrições 4.235 propostas válidas e em condições de habilitação no processo seletivo. Inicialmente estava prevista a seleção de mil municípios, mas o Comitê Gestor do PAC, reavaliando os limites desta ação e a grande quantidade de inscritos, decidiu estender a doação aos municípios inscritos.
A universalização do programa, com ampliação das doações de retroescavadeiras e motoniveladoras para atender todos os municípios com menos de 50 mil habitantes foi feito pela presidenta Dilma Rousseff, durante o Encontro de Prefeitos e Prefeitas 2013, em Brasília.