Os maratonistas conhecidos como Gêmeos do Brasil, Paulo Roberto de Almeida Paula e Luis Fernando de Almeida Paula, residentes em Irapuru serão homenageados hoje (31) pela manhã. Eles são destaques no atletismo nacional e internacional. 

Os gêmeos mais ilustres do município percorrerão em carro aberto dos Bombeiros as principais ruas da cidade.
Os irmãos nasceram no dia 8 de julho de 1979, em Pacaembu, e moradores de Irapuru, desde seus nascimentos, lançarão oficialmente na cidade, o projeto “Instituto Gêmeos do Brasil”.
Na segunda-feira (26), Paulo Roberto e Luis Fernando seguirão para a capital federal para participar de reunião com o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, conforme informou o secretário municipal de Esportes de Irapuru, Fábio Barbara.
O Instituto Gêmeos do Brasil recebeu através do Programa “Forças no Esporte” do Governo Federal, diversos materiais para serem doados para as crianças participantes e carentes. “Eles reconhecem as necessidades das crianças carentes da sua cidade natal, Irapuru e fizeram questão de doar o material para as entidades da cidade”, explicou o secretário Fábio Barbara. Os materiais doados inicialmente são 204 pares de meiões; 120 sutiãs; 204 pares de meias soquete.
Segundo Fábio Barbara, os atletas querem deixar claro que o Instituto Gêmeos do Brasil, estará sempre trabalhando para ajudar a tirar crianças das ruas através do esporte.
A TRAJETÓRIA DOS GÊMEOS – O começo da carreira foi muito sofrido, sem apoio e sem dinheiro para competir. Os atletas foram procurados, por dois empresários da cidade, um do ramo de calçados e o outro do ramo de farmácia, que começaram a dar uma ajuda de custo para que eles não desistissem dos seus sonhos. Vencedores em várias corridas de rua pela região da Alta Paulista, Paulo Roberto e Luis Fernando destacaram-se também em provas de pistas, obtendo índices que lhes deram o direito de participarem de provas pelo Brasil e o mundo.
Entre as melhores marcas de 2012, Paulo Roberto, obteve a 2ª colocação na meia maratona em São Paulo, 3ª colocação na maratona em Pádova, na Itália, e, a 8ª colocação nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. E em 2013, obteve recentemente a 6ª colocação no mundial de atletismo em Moscou e Luis Fernando apesar de não ter conseguido índice para os Jogos de Londres, obteve o 1º lugar em Cochabamba, na Bolívia, em 2012.
Vencedores na vida e no esporte querem retribuir a ajuda que receberam com projetos sociais. O secretário de Esportes irapuruense, Fábio Barbara ressalta que atualmente fazem parte de um programa criado pelo Ministério da Defesa – PROFESP – que ajuda crianças por todo o Brasil. O ponto positivo do PROFESP é o aproveitamento técnico obtido pelo sargento do Exército, Paulo Roberto de Almeida Paula que foi aluno do programa no município de Garanhuns (PE), iniciando os treinamentos que o levaram a se transformar em um maratonista conhecido internacionalmente.
Paulo Roberto irá representar o Brasil nos VI Jogos Mundiais Militares na Coréia do Sul, e buscará índice para estar presente nas Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.