Alunos do curso de Direito das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) prestaram homenagem na quarta-feira, 28, aos 50 anos do discurso do ativista político Martin Luther King, um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e no mundo.
O discurso “I have a dream” – “eu tenho um sonho”– foi pronunciado no Lincoln Memorial, em Washington, capital dos Estados Unidos, em 28 de agosto de 1963 e marcou a luta contra os abusos racistas na América, mesmo após 100 anos da abolição da escravatura.
“Apesar de despretensiosa, o intuito da manifestação foi registrar a importância do legado dele para o mundo, ainda mais que vivemos um racismo velado. Que possamos criar um hábito de realizar essas comemorações e integrar, nós, alunos”, afirmou a estudante do 2º ano do curso de Direito, Claudia Azevedo dos Santos, idealizadora da iniciativa.
A professora da disciplina de Direito Constitucional, Fernanda Stefani Butarelo, acompanhou o ato, realizado na escadaria próxima à lanchonete do campus II, e congratulou os alunos.
“Parabenizo os alunos pela iniciativa de se dedicarem à reflexão sobre as conquistas dos direitos humanos”, afirmou a docente que sugeriu ao grupo organizar um manifesto sobre os 25 anos da constituição brasileira.