A programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, em Brasilândia, aconteceu entre os dias 21 e 28 de agosto com várias atividades envolvendo os 50 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais local. A abertura foi o momento mais emocionante da programação. Cerca de 80 pessoas prestigiaram as apresentações.

O prefeito Jorge Diogo, a primeira dama, Léia Diogo, a vice-prefeita Márcia Amaral, e os secretários Donizeth Roledo (Serviços Urbanos) e Eliane Lopes Leite (Assistência Social) também prestigiaram o evento. Os vereadores Jorge Madeira, Dr. Alexandre e Professora Cristiane também estiveram na sede da Apae assistindo às apresentações.
Na abertura, todas as crianças e funcionários da Apae se apresentaram ao som do tema da novela Carrossel. As autoridades presentes também foram convidadas a entrar na dança. As crianças de dois a sete anos apresentaram a dança “A valsa da bailarina”, com as professoras Eliane e Maria Helena, com as alunas Carolaine, Natalia, Maria Alice e Felipe.
A apresentação da coreografia com os cadeirantes Rafael, Cristian, Cassius e as professoras Valdeleia, Crislene e a fisioterapeuta Luciana, emocionou a todos. As crianças da oficina protegida também fizeram apresentação na abertura com a professora Valdeleia, coreografia “Conquistando o Impossível”, de Jamile, com os alunos Lucas, Rairan e Rafael e as voluntárias Valdeleia, Mirella e Maira e encerramento com todos com a música “Ninguém é igual a ninguém”.
De acordo com a diretora da Apae, Cristiane Mendonça de Carvalho, o destaque da semana foi a inclusão dos alunos na sociedade. “Recebemos muitas pessoas na abertura. Foi um evento acolhedor, no qual os alunos demonstraram muita força de vontade. O desempenho deles surpreendeu a todos”, disse.
A diretora da Apae agradeceu a Prefeitura de Brasilândia pelo apoio na realização da semana. Ressaltou ainda o trabalho voluntário de Eliane e Ulisses, no ballet e na natação.