Mais uma boa notícia que deve evidenciar as Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) em todo o estado de São Paulo. O Conselho Estadual de Educação (CEE) aprovou na quarta-feira, 4, o credenciamento da instituição como apta a emitir pareceres técnicos para cursos de educação profissional técnica de nível médio (presenciais ou a distância), de instituições de ensino particulares e municipais do estado.

No final do mês de agosto a Câmara Básica do CEE havia aprovado a inclusão da FAI no seleto rol que avalia a abertura de novos cursos profissionalizantes e o assunto foi levado à plenária do Conselho nesta semana.
De acordo com o artigo 1º da Deliberação CEE Nº 105/2011, os Pareceres Técnicos que integram o Plano de Curso de Educação Profissional Técnica, exigidos pela Indicação CEE Nº 8/2000, somente serão emitidos por instituições especialmente credenciadas para este fim, pelo Conselho Estadual de Educação.
Atualmente, apenas nove instituições detêm essa credencial, entre elas, o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), o Serviço Social da Indústria (Sesi-SP), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-SP), Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e o Centro Universitário São Camilo. Porém, a FAI é a única Instituição Municipal de Ensino Superior (Imes) a compor o grupo.
A FAI está apta a atuar na avaliação de cursos profissionalizantes nos eixos tecnológicos de Ambiente, Saúde, Segurança, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design e Recursos Naturais.
Nós teremos um envolvimento muito grande do nosso corpo docente, que vai ajudar o estado de São Paulo a emitir pareceres na abertura e renovação de conhecimento desses cursos. Adamantina, através da FAI, passa a compor uma elite credenciada dentro do CEE para poder aferir a qualidade e autorização desses cursos nessas áreas de formação profissional, comemorou o diretor geral da FAI, Márcio Cardim.
A faculdade passa a emitir pareceres, quando convocada pelo Conselho, após publicação de seu credenciamento no Diário Oficial do Estado, que deve sair nos próximos dias.
Para esses eixos tecnológicos citados, a FAI poderá atuar em todo o estado de São Paulo e não apenas em nossa região. É muito interessante destacar a competência da nossa instituição em obter esse credenciamento e mostra que a FAI está contribuindo de forma significativa para a formação com qualidade no estado, acrescentou Cardim.