A E.E Dom Lúcio Antunes sediou a terceira edição da Semana da Geografia (Geo Semana), com a participação de mil estudantes no desenvolvimento da exposição, que este ano surpreendeu centenas de visitantes com o engenho da horta e o jardim sustentável suspensa na parede montadas com garrafas pets, na última semana.
Segundo a coordenadora do projeto, Ercilia Cristina Oliveira, a atividade extraclasse surgiu há três anos para facilitar o aprendizado dos alunos em sala de aula na disciplina de Geografia e interagir estudantes de todos os períodos letivos, pregando esforço coletivo em prol a ideia sustentável de preservar a escola limpa. Alunos que não participam do projeto estão em aula normal no piso superior da escola.
Com base na cartilha pedagógica elaborada pela Secretaria de Estado da Educação disponibilizada em todas as unidades escolares do estado, os trabalhos para elaboração da exposição iniciada em fevereiro, não foge a regra, transformando teoria em prática usando material recolhido do Meio Ambiente, como é o caso dos pneus transformados em lixeiras e decoração de jardim.
“O que é legal nesta atividade é que no ano passado vieram visitantes de outras escolas do município, e este ano de outras cidades da região”, disse a coordenadora do Geo Semana dizendo sobre o sucesso da exposição. “A agenda fechou, e quem sabe o ano que vem a gente consegue atrair mais visitantes”, afirmou.
Nos primeiros dois dias de evento, artistas e músicos da região doaram uma hora do tempo de trabalho para se apresentarem no salão de eventos da escola em um show com arrecadação de brinquedos a serem doados pela organização do Geo Semana na semana da criança, em outubro.