Apesar de faltar dez dias para entramos na primavera, que tem início no próximo dia 22, a sensação térmica é como se estivéssemos no verão, já que a temperatura média deste mês está em torno de 26°C.
O clima extremamente seco e quente em Dracena e região tem exigido alguns cuidados, como por exemplo, manter o corpo sempre hidratado e consumir alimentos gelados. Com isso, o aumento no consumo de água mineral é inevitável, e as distribuidoras estão lucrando mais do que o dobro nesta época do ano.
É o que vem ocorrendo em uma das distribuidoras de água em Dracena. Segundo Sidiney Yoshio, proprietário da Serra Negra, há um pouco mais de uma semana, as vendas aumentaram em 40% comparadas aos dias anteriores, quando a temperatura estava mais amena em toda a região. “A procura pela água tem surpreendido a todos. Os números de pedidos após as 12 horas mais do que dobraram, principalmente nas sexta, sábado e segunda-feira”, avaliou o proprietário da distribuidora.
Sidiney salientou que até o momento não houve a necessidade de aumentar o estoque, mas para continuar dando conta da demanda de serviço, duas vezes por semana busca uma nova remessa de galões de água em Araçatuba.
A água mineral mais procurada tem sido pelo galão de 20 litros, com saída entre 100 a 150 garrafões por dia.
Já para quem gosta de doce, as sorveterias se encontraram abarrotadas durante a noite. Até mesmo após o horário do almoço, que não é muito comum de se ver é possível notar diversas pessoas sentadas à mesa na sorveteria.
Na Sorveteria Frutalle, o aumento foi de 100% na última semana. “No final de semana as vendas aumentam ainda mais. Muitas famílias aproveitam a noite para degustar algo para se refrescarem”, garante a proprietária Bruna Ranzi Gentile.
TEMPO – De acordo com dados da estação climatológica do campus experimental da Unesp de Dracena, a última chuva registrada neste ano ocorreu no dia 4, totalizando 13 milímetros no mês. Apesar da chuva, a alta temperatura tem contribuído com a baixa umidade do ar, que está em torno de 19% (registrado às 16 horas de ontem), lembrando que o campus está localizado aàs margens da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros.
A temperatura máxima neste mês ocorreu na tarde de terça-feira (10), com 35,1°C. Já a mínima chegou a 15,3°C, no dia 5, às 7 horas.
Segundo o site Climatempo, os termômetros não deverão ultrapassar os 35°C, hoje (12). A mínima está prevista para ser de 20°C.