A variedade de barracas da tradicional Feira Livre de Adamantina, que acontece no pátio da antiga Fepasa aos domingos de manhã, atrai uma grande demanda de pessoas toda semana.
A montagem das barracas começa bem cedo, às 4h30, conta a feirante Sumiko Murakami, que trabalha no ramo há mais de 30 anos com o esposo, Taissuki. Eles contam com a ajuda dos netos Natalia e Michael para vender os produtos da barraca que oferece verduras e algumas comidas orientais. A feirante Solange Aparecida vende verdura há 15 anos na feira e também distribui a mercadoria nos sacolões da cidade.
Além da principal referência da Feira, o comércio de verduras, também há as barracas de pastéis são as primeiras a serem montadas. “Toda madrugada de domingo é grande o movimento de jovens nas barracas de pasteis, eles vão às festas da cidade a noite e na madrugada, antes de irem embora para suas casas, passam na feira para comer pastel. Isso é comum entre os jovens da cidade”, disse o fiscal da Feira, João Contiero.
Uma empresa de calçado da cidade de Lucélia começou vender os produtos da loja na Feira de Adamantina há um mês. Segundo a proprietária Priscila o que a atraiu, “foi o movimento da feirinha de domingo de manhã. Acho que a venda de calçados é um diferencial na feira”.
Outro diferencial é o Programa Feira Livre, que leva ao público a cultura do campo através de música caipira, cantada por artistas amadores de Adamantina e região. O programa tem iniciativa das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) e da secretaria de Cultura e Turismo de Adamantina
Em meio a essa diversidade da Feira, os feirantes enfrentam problemas com a falta de cobertura do pátio. Uma das feirantes disse que esta é uma das reivindicações dos vendedores. O fiscal, João Contiero diz estar há algum tempo buscando transferi-los para uma área coberta, segundo ele, “Os feirantes são muito prejudicados quando chove”.
Além da feira do domingo de manhã, acontecem mais três ao longo da semana em diferentes pontos da cidade; às quartas-feiras e sextas, de manhã e a tarde, em locais diferentes.