Durante a III Conferência Estadual de Cultura, realizada nos dias 17 e 18 de setembro, em Campo Grande (MS), Jhenifer Noronha Ragnaroni, de Brasilândia (MS), foi eleita a delegada que irá representar o estado do Mato Grosso do Sul na etapa nacional do encontro. A III Conferência Nacional de Cultura será realizada entre os dias 26 e 29 de novembro, em Brasília (DF).
Além de Jhenifer, que representará a sociedade civil, o diretor municipal de Cultura, Márcio Sicílio, e a delegada representante do poder público Maristalma Delalíbera também participaram desta etapa estadual do encontro. Semelhante à fase municipal, o tema da conferência estadual foi “Uma política para a cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”.
Segundo o diretor de Cultura de Brasilândia, Jhenifer Ragnaroni foi escolhida representante por ter boa argumentação e facilidade de comunicação para defender as propostas do município e do Estado na Conferência Nacional de Cultura. O Estado de Mato Grosso do Sul será representado por 10 delegados em Brasília, com duas vagas garantidas para representante indígena e quilombola.
Além de Brasilândia, outros 60 municípios enviaram delegados à Conferência Estadual de Cultura, uma realização do governo do estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.