O prefeito de Osvaldo Cruz, Edmar Mazucato (PSDB), participou recentemente de solenidade junto ao governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado de Meio Ambiente, Bruno Covas (ambos do PSDB) na capital. No evento, 130 dos 645 municípios paulistas foram eleitos pelo Governo do Estado para recebimento de uma verba de R$ 100 mil, destinados à elaboração do projeto do Plano de Saneamento local. Com isso, cerca de 3,9 milhões de pessoas serão beneficiadas.
Com a medida, as prefeituras poderão cumprir a Lei Federal nº 11.455/07, que determina que cada município deve ter seu plano de saneamento local. Os planos devem contemplar diagnósticos com análise, propostas e definição das necessidades de investimento para a universalização do acesso aos serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais.
“Para nós é um momento importante porque só para a elaboração do plano municipal seria necessário um investimento muito grande e estamos num momento de contenção de despesas. Isto vai garantir que Osvaldo Cruz possa ter condições de fazer um planejamento completo para o saneamento municipal”, enfatizou o prefeito Mazucato.