A ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Panorama está, há duas semanas, enviando e-mails e anunciando nas redes sociais e meios de comunicação, para alertar comerciantes associados contra o golpe aplicado pelo telefone, onde uma pessoa desconhecida se apresenta como funcionário da associação comercial para pedir código e senha de acesso de consulta aos serviços oferecidos pelo SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) com a justificativa de fazer ‘testes’. Este golpe já aconteceu em Dracena este ano. 

Para evitar este golpe em Panorama, o gerente da associação Eric Saraiva disse à reportagem do Jornal Regional que tem procurado orientar os associados a não passar seu código e senha de acesso para ninguém. “A Associação Comercial não liga para associados solicitando essas informações, isso é um golpe”, alertou Saraiva. A ACE possui banco de dados com código e senha dos associados, e não pede estes dados via telefone em momento algum.
Segundo o gerente, com o código e senha em mãos, o golpista tem acesso irrestrito para consultar a situação cadastral de qualquer empresa ou pessoa quantas vezes precisar, e os custos desses serviços usufruídos pelo criminoso são debitados integralmente na mensalidade do associado, que só descobre ter sido vítima do golpe no momento do pagamento da fatura dos serviços realizados do SCPC.
Serviço – Em Panorama, dúvidas em relação a esta modalidade de golpe podem ser esclarecidas em contato com a ACE pelo telefone 3871 1557. De segunda a sábado, durante expediente.