O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta terça-feira (1º), que 10 Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), serviço ligado à Secretaria de Estado da Saúde, passarão a funcionar também aos sábados, a partir de 5 de outubro. A medida, que tem como objetivo ampliar a capacidade de atendimento de exames e de consultas, será implantada nas unidades de Heliópolis, na Capital; Carapicuíba, na Grande São Paulo; Caraguatatuba, Praia Grande e Santos no litoral; além de Bauru, Franca, Jundiaí, Presidente Prudente e São José do Rio Preto, no interior do Estado.
“O trabalho realizado nos AMEs ajuda duplamente. Primeiro, melhora a resolutividade das Unidades Básicas de Saúde, oferecendo a retaguarda para realização de exames. Segundo, alivia os hospitais, porque o paciente consegue fazer tudo num só lugar, consultas, exames e até pequenas cirurgias”, explicou o governador.
A unidade de Presidente Prudente, que passará a prestar atendimento aos sábados, tem uma média mensal de 11,1 mil consultas médicas, 3,4 mil consultas não médicas, 550 cirurgias e 1,7 mil exames. Com a inclusão de mais um dia, a unidade oferecerá por mês cerca de 12 mil consultas médicas, 3,5 mil consultas não médicas e 600 cirurgias.
O período de funcionamento dos AMEs aos sábados será de oito horas e o horário de funcionamento da unidade de Presidente Prudente será a partir das 7h. A grade de serviços vai incluir consultas médicas, consultas não médicas, pequenas cirurgias e exames.
A definição dos tipos de serviços e especialidades de consultas médicas e não médicas que serão oferecidas por cada unidade foi estabelecida de acordo com levantamentos realizados pra Secretaria de Estado da Saúde em relação às principais demandas reprimidas de cada região.