A Campanha de Vacinação Antirrábica, realizada no último sábado (28), alcançou 1.868 cães e 481 gatos em Brasilândia (MS). O balanço foi divulgado pela Vigilância em Saúde, que informou que a vacinação continua durante esta semana. Cães e gatos acima de três meses de idade devem ser vacinados.
O coordenador da Vigilância em Saúde, Murilo José da Costa, agradeceu a todos os proprietários de cães e gatos que participaram do “Dia D” da campanha. O prefeito Jorge Diogo e o secretário municipal de Saúde, Oziel Soares, acompanharam a vacinação no posto localizado em frente à Farmácia do Povo e parabenizaram as equipes de vacinação pelo trabalho.
Conforme os dados divulgados pela Vigilância em Saúde, os postos que mais vacinaram cães e gatos foram o Assentamento Mutum e a ESF I, com 232 animais vacinados contra raiva, cada.
Os proprietários de cães e gatos que não vacinaram os animais no Dia D podem levá-los na Vigilância Sanitária, de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 h e das 13h às 16h20. A vigilância está localizada na Alameda Arthur Hoffig, 855, nos fundos do prédio da Farmácia do Povo.
RAIVA – A raiva é uma zoonose (doença que passa dos animais ao homem e vice-versa) transmitida por um vírus mortal, tanto para o homem como para o animal. Envolve o sistema nervoso central, levando à morte após curta evolução. A transmissão ocorre quando o vírus da raiva, existente na saliva do animal infectado, penetra no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordidas, arranhões ou lambidas. Em meio urbano, ocorre principalmente em cães e gatos.