Representantes de Brasilândia (MS) participaram entre os dias 26 e 28 de setembro, em Aparecida do Taboado (MS), da 6ª Conferência Estadual de Educação “Oziel Gabriel” da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems). Além dos membros da diretoria do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted) de Brasilândia, estiveram na abertura da conferência o prefeito Jorge Diogo, a primeira dama Léia Diogo, a vice-prefeita Márcia Amaral e a secretária municipal de Educação, Débora Ladeia. A vice-prefeita participou dos três dias da conferência.
Cerca de 800 pessoas de todo o Estado participaram das discussões sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), atual situação da educação pública no Brasil – diversidade, educação no campo, educação indígena e quilombola. No final, foi elaborado um documento com sugestões para o PNE.
A presidente o Simted, professora Maria Inês Anselmo Costa, explicou que a 6ª conferência homenageou o índio terena Oziel Gabriel, que morreu durante conflitos pela demarcação de terras indígenas no Mato Grosso do Sul, tornando-se um símbolo da luta por direito, respeito e cidadania.
“Quero, na oportunidade, agradecer ao prefeito Jorge Justino Diogo, na cedência do transporte para nós, ao motorista Leonardo e também informar que a delegação de Bataguassu foi conosco. O presidente do Simted de Bataguassu também agradece a nossa parceria e do prefeito municipal. Os três dias foram de grande relevância para adquirirmos novos conhecimentos e nos fortalecer para a luta no movimento sindical. Agradeço também a participação da nossa delegação representando a categoria e filiados do nosso sindicato”, disse a professora Maria Inês.
FETEMS – A Fetems tem como bandeiras de luta a qualidade da educação e a valorização dos trabalhadores. São filiados à federação 72 sindicatos que representam mais de 25 mil professores e funcionários da educação das redes municipal e estadual de ensino.