O município de Adamantina conquistou a primeira Fatec – Faculdade de Tecnologia – para a região da Nova Alta Paulista no ano de 2010. Entretanto, o local para o funcionamento definitivo da unidade ainda é incerto.
Pelo convênio firmado entre o Centro Paula Souza – órgão que administra as FATECs – e o município, a doação do terreno fica sob responsabilidade da administração pública e o governo do estado entra com a obra. Mas, após três anos desde a conquista de uma nova unidade de ensino superior gratuito para Adamantina e região, o funcionamento do local não começou devido ao impasse na definição da área.
Duas opções de áreas foram oferecidas para o Centro Paula Souza. O primeiro espaço foi apresentado pela administração anterior, que ofereceu a doação de um terreno com cerca de 7.000 m² na avenida Antonio Tiveron, s/nº, próximo à Casa do Trabalhador, e o prédio do campus I da FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas) para ser o prédio de funcionamento provisório.
Já a administração atual apresentou outra opção de área, o terreno de 40.000 m², doado pela família Bellusci, que se localiza na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, nas imediações do trevo de acesso da FAI. A opção para funcionamento provisório seria a antiga Escola Alto Padrão.
Segundo a secretária jurídica Maria Cristina Dias, esta segunda opção para o prédio provisório foi aceita e, no momento, a prefeitura aguarda confirmação da área definitiva. “A prefeitura encaminhou a documentação dentro do prazo para o Centro Paula Souza. Agora nós estamos aguardando a confirmação deles”, explica.
A princípio, serão oferecidos dois cursos, aprendizado em tecnólogo em sistemas elétricos e em controle de obras. Questionada sobre a previsão para o primeiro vestibular da Fatec para Adamantina, a secretária afirmou não ter nenhuma confirmação ainda.