PREFEITO NÃO FALA

O município de Adamantina conquistou a primeira Fatec – Faculdade de Tecnologia – para a região da Nova Alta Paulista no ano de 2010. Entretanto, o local para o funcionamento definitivo da unidade ainda é incerto. O Jornal Regional tratou o assunto com destaque na edição de quinta-feira (3). 

Na tarde de ontem (4), a reportagem esteve na Prefeitura da cidade para ouvir o prefeito Ivo Santos, porém ele não atendeu. A secretária municipal de Cultura Natália Bachi Borro informou que Ivo Santos estava ocupado e encaminhou uma nota a respeito do assunto. Seguem na íntegra as informações: ‘A Prefeitura do Município de Adamantina vem a público esclarecer – 1. A Fatec, a ser instalada em Adamantina, é uma demanda regional e sua localização é de extrema importância para atender plenamente toda a população Nova Alta Paulista, em consonância com a política de ampliação de oferta do ensino técnico no Estado, desenvolvida pelo governo de São Paulo. 2. A escolha da área mais adequada para a instalação da unidade é de responsabilidade do Centro Paula Souza. 3. Não há qualquer interferência por parte do Município no processo de escolha do local, processo norteado por critérios técnicos, exclusivamente estabelecidos pela equipe técnica do órgão. 4. No início desta administração, foi encaminhada à Fatec a documentação completa de duas áreas: uma delas sito a avenida Antônio Tiveron s/nº, nas proximidades do Jardim Brasil, e outra nas proximidades da rodovia SP-294. 5. A equipe técnica do Centro Paula Souza já esteve vistoriando os dois locais e cabe exclusivamente a eles a escolha de qual área melhor será para a construção do prédio da faculdade. 9. A Administração Municipal aguarda somente a definição do órgão estadual para continuar com os procedimentos relativos a doação da área para o órgão competente. 10. Diante do exposto, com apoio incondicional daqueles que prezam pela segurança jurídica e pelo restabelecimento da verdade dos fatos, a Prefeitura do Município de Adamantina seguirá fundamentando suas posturas em defesa dos interesses do município.
OUTRO LADO – A reportagem fez contato com a assessoria do Centro Paula Souza – órgão que administra as Fatecs – e as informações enviadas ao Regional são as seguintes – (na íntegra): A Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza informa que o estudo para a implantação da Fatec Adamantina está em andamento. Os três cursos que devem ser oferecidos inicialmente na unidade já foram definidos: Sistemas Elétricos, Controle de Obras e Gestão de Serviços. A instituição aguarda que a Prefeitura de Adamantina defina e transfira para o Estado o terreno onde será feita a construção. Após essa etapa, será encaminhada a licitação para as obras.
ENTENDA O CASO – Pelo convênio firmado entre o Centro Paula Souza e o município, a doação do terreno fica sob responsabilidade da administração pública e o Governo do Estado entra com a obra. Mas, após três anos desde a conquista de uma nova unidade de ensino superior gratuito para Adamantina e região, o funcionamento do local não começou devido ao impasse na definição da área. Duas opções de áreas foram oferecidas para o Centro Paula Souza. O primeiro espaço foi apresentado pela administração anterior, que ofereceu a doação de um terreno com cerca de 7.000 m² na avenida Antonio Tiveron, s/nº, próximo à Casa do Trabalhador, e o prédio do campus I da FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas) para ser o prédio de funcionamento provisório. Já a administração atual apresentou outra opção de área, o terreno de 40.000 m², doado pela família Bellusci, que se localiza na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, nas imediações do trevo de acesso da FAI. A opção para funcionamento provisório seria a antiga Escola Auto Padrão. Segundo a secretária jurídica Maria Cristina Dias, esta segunda opção para o prédio provisório foi aceita e, no momento, a Prefeitura aguarda confirmação da área definitiva. “A Prefeitura encaminhou a documentação dentro do prazo para o Centro Paula Souza. Agora nós estamos aguardando a confirmação deles”, explica.
A princípio, serão oferecidos dois cursos, aprendizado em tecnólogo em sistemas elétricos e em controle de obras. Questionada sobre a previsão para o primeiro vestibular da Fatec para Adamantina, a secretária afirmou não ter nenhuma confirmação ainda. Estas informações foram publicadas na edição de quinta (3), do Regional.