Nesta quinta feira (10), uma comitiva de Adamantina esteve na cidade de Sumaré, visitando a empresa Fresh&Freeze – Minimamente Processados. A visita foi realizada pela CATI, em parceria com a Prefeitura adamantinense.

A empresa abriu as portas ao grupo de Adamantina, formado por produtores rurais da Associação Passiflora de Produtores Rurais de Adamantina e Região – APPRAR, técnicos da CATI, da APTA e da Prefeitura, profissionais de marketing agropecuário e do Secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente da Prefeitura de Adamantina. O grupo teve a oportunidade de conhecer todo o processo de produção, desde o recebimento in natura até a comercialização. O proprietário da empresa ministrou uma palestra sobre produção e comercialização e logo após a visita in loco, a nutricionista responsável pela produção, discorreu sobre a importância da qualidade e higiene dos produtos.
Segundo a Resolução SAA – 42, de 19-6-2009, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, minimamente processados são produtos hortifrutícolas higienizados e embalados que foram submetidos a processos técnicos, preservando suas características sensoriais naturais, tornando-os prontos para o consumo in natura ou para preparo culinário. As hortaliças já vêm picados e higienizados, prontas para serem servidas.
A APPRAR de Adamantina tem um projeto aprovado pelo Programa Microbacias II de mais de R$ 1 milhão para montagem de uma indústria de processamento de alimentos. A viagem foi uma oportunidade para o grupo trocar experiências e amadurecer o desenvolvimento do projeto em Adamantina.
“Pelo tamanho do projeto e por se tratar de um investimento alto, é muito importante a parceria dos órgãos governamentais e dos técnicos. Produtores rurais sabem produzir. As articulações e o desenrolar dos projetos, dependem das parcerias bem sucedidas e do engajamento dos produtores em oferecer a população cada vez mais um produto de qualidade e competitivo. O nosso verdadeiro agradecimento a todos os envolvidos neste percurso.” – comemora Mauricio Konrad, chefe da Casa de Agricultura de Adamantina.