A secretaria municipal de Saúde realizou evento em comemoração ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde no início deste mês, na Casa da Cultura “Dona Filhinha”. O objetivo foi promover um momento de confraternização e integração entre as equipes, com sorteio de brindes e coquetel.

Atualmente, no município, cerca de 40 agentes comunitárias exercem suas funções junto aos Programas de Saúde da Família (PSFs) “Dr. Domingos Ribeiro dos Santos Neto” (Parque das Palmeiras), “Gumercindo de Britto” (Vila Cayres), “Flora Pardo de Alcântara Pinheiro” (Vila Rancharia), “João Garcia Maldonado” (Vila Rennó) e Centro de Saúde. A enfermeira Raquel Alessio di Stefano é a coordenadora de Saúde dos Psfs em Lucélia.
AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE – No dia 4 de outubro, é comemorado, em todo o Brasil, o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, profissional que desenvolve ações que buscam a integração entre a equipe de saúde e a população. Têm como atribuições o exercício de atividades de prevenção de doenças e agravos, vigilância á saúde por meio de visitas domiciliares e ações educativas, além de realizar cadastro atualizado de todas as pessoas de sua microárea e o registro para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos a saúde. Os agentes comunitários orientam as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis, traduzindo para as Unidades Básicas de Saúde do município, a dinâmica social da população assistida, suas necessidades, potencialidades e limites.