A parceria da empresa Fibria com o governo municipal de Brasilândia e empresa de consultoria Arkhe viabilizou um trabalho de melhoria e reforma de mais de 100 hectares de pastagem em assentamentos rurais, o que vai beneficiar mais de 40 proprietários. O trabalho será desenvolvido nos assentamentos Almanara, Pedra Bonita, Santana e Santa Emília, sob a coordenação da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Agronegócios.

Nesta parceria, a Fibria fornecerá o fertilizante de plantio e cobertura para quatro hectares de cada propriedade interessada no desenvolvimento da atividade. A secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agronegócios subsidiará e fará o preparo de um hectare aos produtores que custearão os outros três hectares e a Arkhe fará o acompanhamento técnico a campo das atividades.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Agronegócios, João Luiz Almeida Rosa, explica que esta atividade depende do interesse dos produtores em desenvolver a melhoria e reforma da pastagem. Também deverão ter como pré-requisito, participação assídua nas reuniões de suas associações, bem como em dia com suas contribuições.
João Luiz estima que sejam atendidos 45 produtores rurais, alcançando uma área preparada de 118 hectares, sendo 27 hectares nos Assentamentos Santana e Santa Emília, para 14 produtores envolvidos; 66 hectares para 19 produtores do Assentamento Pedra Bonita; e 25 hectares para 12 produtores do Assentamento Almanara.
“Com o desenvolvimento dessa atividade espera-se a melhora nutricional dos animais em termos de volumoso”, finalizou João Luiz.