Esta semana foi A Secretaria Municipal de Saúde de Adamantina foi beneficiada com a aprovação do projeto de implantação de novas sete Unidades de Saúde da Família para o município. O projeto foi aprovado nesta quinta (17) pela Secretaria Estadual da Saúde. A Prefeitura agora aguarda a definição do convênio.
Além destas unidades, o município já conquistou recentemente quatro unidades, que já estão em funcionamento e quatro que foram aprovadas e estão em fase de implantação. Os bairros contemplados são: Vila Cicma, Vila Jardim, Jamil de Lima, Jardim Paulista, Bela Vista, Dorigo, Centro (será alojado no Centro de Saúde), Conjunto Mario Covas I e II, Itamarati, Cecap, Vila Freitas, Vila Jurema e Itaipus.
Novos profissionais da área da saúde deverão ser contratados para atuar nas Unidades. Segundo a enfermeira Rosemary Mantovani serão dentistas, médicos, farmacêuticos e auxiliar de enfermagem, além de 85 agentes comunitárias da saúde. O incentivo financeiro anual para o mantimento das 14 Unidades é de aproximadamente R$ 2,5 milhões e será enviado pelo governo federal.
Com a construção de novas Unidades de Saúde da Família, a implantação da entrega de remédios em casa será iniciada em Adamantina. A enfermeira do Centro de Saúde explicou que a prioridade será por idosos e pessoas acamadas.
A administração pública tem sido constantemente cobrada pela população para a implantação do método no município. A cobrança vem de encontro com a promessa de campanha do prefeito Ivo Santos (PSDB).
Em reunião na manhã desta quinta-feira (17), Rosemary Mantovani, que esteve representando o secretário de saúde, Jorge YochinobuChihara, salientou que com aimplantação das novas USFs nos bairros será possível iniciar a medida.
Também nesta semana, a secretaria de saúde anunciou o credenciamento do Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) através da Deliberação CIB nº. 06/2013 a qualeceberá R$ 40 mil por mês para a execução dos serviços no municipio.
O programa dá suporte ao atendimento a pacientes de Adamantina usuários do SUS – Sistema Único de Saúde, executado por Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD), que dará suporte ao atendimento a pacientes de Adamantina usuários do SUS – Sistema Único de Saúde. A equipe será composta por médico, fisioterapeuta, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, assistente social, nutricionista e farmacêutico.