O Congresso de Iniciação Científica das Faculdades Adamantinenses Integradas (CICFAI 2013) reuniu na última terça-feira, 22, trabalhos de participantes da região e outras partes do estado de São Paulo e do Brasil. Estudantes e profissionais vindos de longe buscam no Congresso Científico não só o reconhecimento por seus trabalhos, mas almejam levar às pessoas o conhecimento que eles detêm sobre o assunto abordado.
Da capital paulista, vindo da Universidade Nove de Julho (Uninove), o universitário Luan Lacerda Ramos, estudante de Direito, veio a Adamantina somente para expor seu trabalho. “Tenho um amigo que mora aqui, também estudante de Direito, e decidimos fazer uma junção dos nossos Trabalhos de Conclusão de Curso [TCCs]. A ideia da FAI em fazer uma ligação entre os ensinos Fundamental, Médio e Superior no Congresso é bem válida”, ressalta o estudante.
Capixaba, de pais baianos e moradora em Três Lagoas, interior de Mato Grosso do Sul, a aluna de psicologia da FAI, Mariana Cardoso Soalheiro, trouxe sua brasilidade ao congresso apresentando o tema “análise de condições de trabalho de merendeiras de escola”. Para ela, participar do CICFAI é uma motivação para o reconhecimento profissional. Mariana já participou de outros congressos além deste, sendo um internacional da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e outro em São Paulo.
“O CICFAI não é um trabalho muito simples. Você tem uma perspectiva de desenvolvimento e, se fizer o trabalho com afinco, seguindo os conselhos do orientador juntamente com a banca examinadora, suas chances de crescer no futuro serão maiores”, destaca a aluna.
Neste ano participam do CICFAI Universitário, CICFAI Júnior e CPCFAI representantes dos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo, sendo, ao todo, 977 trabalhos de 1.903 autores por meio de explanação oral e exposição de pôsteres, cartazes e maquetes. (Edição: Daniel Torres/FAI)