Em sua 12ª edição, o ciclo de palestras do curso de Farmácia das FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas) teve início na última terça, 29, com minicursos e palestras, realizadas em parceria com a CRF – Seccional de Adamantina do Conselho Regional de Farmácia.
Na noite de abertura, o evento levou à discussão pela vice-presidente do CRF-SP, Raquel Rizzi, a prescrição farmacêutica, regulamentada pela resolução nº 586 de 29 de agosto de 2013 e publicada no Diário Oficial da União de 25 de setembro.
“Essa resolução trata do poder do farmacêutico em prescrever alguns medicamentos para que se acompanhe os problemas como dor de cabeça, gripe, náusea e avalie qual o medicamento melhor que esse paciente pode tomar”, afirma.
A profissional reforçou a ampliação das responsabilidades e funções dos farmacêuticos. “O farmacêutico é o profissional mais perto dessa população, e além não só dos medicamentos, ele pode indicar outras terapias não medicamentosas e, principalmente, triar esse paciente para os serviços de saúde que estão precisando.”
O evento também contou com dois minicursos gratuitos ministrados pelo ex-aluno da FAI e mestrando da UEM (Universidade Estadual de Maringá), Bruno Ambrósio da Rocha. O encerramento, dia 30, foi com palestra sobre serviços farmacêuticos pelo profissional Adriano Falvo, que falou sobre a valorização profissional.