Depois do Outubro Rosa, a Secretaria da Saúde de Tupi Paulista tem desenvovido a campanha Novembro Azul, voltada à saúde do homem.
De acordo com a enfermeira Alvina Severino de Souza, uma panfletagem será realizada no dia 9, pelos profissionais de Saúde do município, visando divulgar os eventos relacionados à campanha.
Na semana do dia 19, quando se comemora o Dia do Homem, as unidades de Saúde do município definirão uma data específica para atendimento aos homens.
E para o dia 22 de novembro está agendada uma palestra no Centro Comunitário, com um geriatra ainda a ser definido, com orientações à população masculina.
SOBRE A CAMPANHA – Os homens são mais propensos a doenças do coração, câncer, colesterol elevado, diabetes, hipertensão (pressão alta) e obesidade, porque praticam atividade física com menor regularidade, não procuram regularmente os serviços de saúde e quando procuram, na maioria das vezes, não seguem os tratamentos recomendados. Além disso, são mais expostos a acidentes de trabalho e de trânsito e abusam do cigarro e bebida alcoólica.
Por isto, buscando uma vida melhor, a campanha Novembro Azul vai orientar os homens para que adotem uma alimentação saudável, bebam ao menos dois litros de água distribuídos ao longo do dia, não fumem, evitem bebidas alcoólicas, pratiquem exercícios físicos e atividades de lazer regularmente. E, em caso de qualquer dúvida ou necessidade, procurem a unidade de saúde mais próxima de sua casa.