Entre os eleitores nas seções eleitorais deFortaleza, algumas figuras chamam atenção. As gêmeas Larissa e Lorena Loiola Batista são sempre confundidas ao entrarem uma seguida da outra na hora de votar. Já o comerciante de 99 anos Péricles Oliveira e Silva não escondia a alegria em poder votar e já fazia planos para próxima eleição: “vou votar de novo”, disse.
“Quando saímos de casa [para votar, às 9h30], já fomos comentando ‘vai rolar a mesma piada de novo’”, disse Lorena. Segundo a universitária, as irmãs de 21 anos votam na mesma seção eleitoral, no Bairro Vila Velha, desde 2008, e sempre ouvem a mesma frase: “você não acabou de votar?”.
“Em 2010, na eleição para presidente, fomos votar com outras amigas gêmeas. Entrou uma seguida da outra, todos riram”, disse Lorena, afirmando que as reações sempre arrancam risadas das irmãs. As duas estudam serviço social na Universidade Estadual do Ceará e, apesar das brincadeiras, dizem levar os votos a sério. “É importante a gente praticar a cidadania, principalmente agora, que todos estão esperando grandes mudanças para nossa cidade”, afirmou Lorena.
Já o idoso Péricles Oliveira e Silva disse votar desde 1940, na Era Getúlio Vargas, e guarda todos os títulos de eleitores que teve desde então. Apesar de idoso, Silva não pensa em parar de votar. “Eu estou muito contente e estou me programando para nos próximo ano votar de novo”, disse o comerciante, que fará 100 anos em 1º de abril de 2013.
“Eu sou lúcido e quero participar como patriota que sou”, afirmou Silva, completando “e sempre fiz as melhores escolhas, meus candidatos são bons”. Péricles Oliveira e Silva votou por volta das 10 em uma escola particular no Centro de Fortaleza, acompanhado da filha e da neta.