O estudante da Etec Eudécio Luiz Vicente de Adamantina, Daniel Augusto Fabri, que foi selecionado para participar do Parlamento Jovem de São Paulo, que acontece nesta sexta-feira, 8, apresentou seu projeto previamente na última semana para parte dos membros do Conseg (Conselho Municipal de Segurança) de Adamantina.
Com o tema “Jovens no Conselho Municipal de Segurança”, o projeto propõe o engajamento social de jovens nos Consegs, através da criação de uma Lei que cria vaga para este segmento. O projeto foi inspirado na tragédia da Boate Kiss. “É importante que os jovens estejam envolvidos com estas questões de segurança, pois eles estão expostos aos riscos, com sua participação, o jovem promove sua autoproteção e ao mesmo tempo o engajamento social”, disse a orientadora, professora doutora, Izabel Castanha Gil.
Daniel é um dos 94 alunos do Estado que apresentarão projetos a deputados durante sessão plenária na Assembleia Legislativa. Ele e outros quatro estudantes da região tiveram projetos selecionados para representar a microrregião de Presidente Prudente.
A expectativa é grande, conta o aluno. “Sempre estive engajado em causas politicas do município. E esta será uma oportunidade única para eu conhecer mais sobre a politica do estado”, revela Fabri. O aluno está no 2ª série do ensino médio, sempre estudou em escola pública.
O Conseg de Adamantina apoia o projeto do estudante. Como membro do Conselho, a vereadora Noriko Saito acompanha o aluno em sua apresentação.
Hoje, 7, está previsto que os alunos assistam a palestras; amanhã, 8, será a apresentação de todos os projetos selecionados.