A FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas) foi representada no III Encontro Nacional do Censo da Educação Superior em Foz do Iguaçu (PR) de 4 a 6 de novembro. O evento, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), contou com a participação de representantes de praticamente todas as instituições de Ensino Superior do país tanto públicas como privadas.

“A nossa participação foi muito importante porque nós trouxemos várias novidades para o próximo ano. A maior alteração será na coleta de dados, que é o princípio de todo o sistema de avaliação [pelo qual a instituição passa perante o MEC], tanto a nível de estrutura, corpo docente, corpo discente, biblioteca, laboratórios. O MEC entende que é preciso melhorar essas análises para, no final, gerar uma nota mais condizente com aquilo que a instituição pratica”, salientou o diretor geral da FAI, Prof. Dr. Márcio Cardim, que esteve presente no evento acompanhado pelo professor André Mendes, responsável pelo setor de Informática da faculdade, e que também representou o Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP).
Durante o Encontro foram apresentados os principais resultados do Censo 2012, discutidas as variáveis e o sistema eletrônico de coleta, além de traçadas estratégias para aprimoramento da integração de inovação para o Censo 2013.
Um dos principais assuntos abordados foi o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). “Um ponto que precisa ser equacionado é a questão de que o aluno componha uma maior significância dentro dessa avaliação [Enade], ou seja, que tenha co-responsabilidade em relação a essa prova. A proposta das instituições de Ensino Superior é que a nota individual do Enade seja anexada ao diploma do aluno. Aí sim nós teríamos uma responsabilidade maior não somente das instituições mas também dos alunos que passam pela prova”,opinou Cardim.
A abertura do evento, na segunda-feira, 4, contou com a presença do presidente substituto do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Carlos Eduardo Moreno Sampaio, do diretor de Políticas e Programas de Graduação da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), Dilvo Ilvo Ristoff e do reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Josué Modesto dos Passos Subrinho.