A Secretaria Municipal de Saúde de Brasilândia (MS) promove, de 18 a 22 de novembro, uma semana de sensibilização de combate à dengue. A ação será reforçada pelo trabalho dos agentes de combate a endemias e os agentes comunitários de saúde, que farão a orientação da população no sentido de evitar a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes Aegypti.
O Núcleo de Vigilância Sanitária, Epidemiologia e Controle de Vetores alerta que a dengue é uma doença febril e aguda que pode até matar. É transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti, que se reproduz em água parada. Tem hábitos domésticos, é escuro rajado de branco, menor que um pernilongo.
Os sintomas mais comuns, informa o núcleo, são: dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores nas juntas, falta de apetite, febre alta, fraqueza e manchas pelo corpo. Caso haja suspeita de dengue, um médico deverá ser procurado.
Os agentes orientam que, a única maneira de não deixar a doença se espalhar é prevenir a proliferação do mosquito. Por isso, é importante não deixar recipientes que possam acumular água expostos à chuva, principalmente. Os moradores devem ficar atentos a latas, embalagens plásticas, pneus, garrafas, entre outros.
Além disso, a população deve tomar cuidado com recipientes que servem como reservatórios de água, como tambores, poços, caixas d’água, entre outros. Para evitar o mosquito transmissor da dengue, cada cidadão deve fazer a sua parte, lavando bem os pratos de xaxim e vasos, bebedouros de animais de estimação, protegendo reservatórios de água, deixando garrafas vazias de boca para baixo, entre outros cuidados.