Na próxima semana, Mirante do Paranapanema recebe o Seminário da Cadeia Produtiva do Leite da Região do Pontal do Paranapanema. A atividade visa oferecer ao produtor rural conhecimentos técnicos através de palestras, depoimentos e troca de experiências da produção leiteira, qualidade do leite e crédito rural.

Além das palestras sobre qualidade do leite e crédito rural, o evento contará ainda com depoimentos de produtores que participam de projetos do Sebrae-SP, como o AgroSebrae e projetos do Senar-SP.
A região de Presidente Prudente conta hoje com o maior número de produtores de leite do Estado, são mais de 5,2 mil, seguido de 4,8 mil da região de São José do Rio Preto e 4,1 do Vale do Paraíba.
De acordo com a gestora do projeto, Kate Cidrão, a região tem o maior número de produtores de leite, mas a produção é muito baixa. “A média de produção por vaca fica em torno de cinco litros /vaca/dia. É uma região ainda carente em tecnologia e informação”, frisa.
Mas ela afirma que o produtor deve querer buscar a qualidade e entender que ela gera benefícios a ele. “A busca pela qualidade está relacionada com vacas sadias, com consequente aumento no volume do leite total produzido, redução de gastos com medicamentos e descarte com animais e, se o leite for comercializado para empresas que trabalham com bonificação, ainda há melhoria na rentabilidade”, pontua.
O evento conta com a parceria com o Senar-SP de Mirante do Paranapanema, Prefeitura Municipal, Secretaria da Agricultura, Associação Comercial de Mirante do Paranapanema e ITESP.
SERVIÇO – O evento acontece no dia 27 de novembro, a partir das 9h30 da manhã no Senar de Mirante do Paranapanema, localizado na rua Alberto Shigueru Tanabe, 850, centro da cidade.
As inscrições podem ser feitas no Sebrae-SP de Presidente Prudente pelo (18) 3222-6891 ou no Senar de Mirante do Paranapanema, pelo telefone (18) 3991-1845. Para a inscrição é preciso apresentação do CNPJ ou IE de produtor.