Monte Castelo completa 60 anos nesta sexta-feira, 22, e, para comemorar, conta com a programação animada do Rodeio Show, que começou na quinta-feira, 21, e vai até domingo, 24, todos os dias a partir das 21h, no Centro de Eventos da cidade.

Segundo a comissão organizadora, é provável que o prefeito municipal, Francisco Suares de Lima, o “Pi”, faça um pronunciamento durante a festa, em alusão ao aniversário da cidade e também dia da padroeira de Monte Castelo, Santa Cecília. Também para comemorar a data, ontem, 21, o prefeito anunciou que foi depositada a segunda parcela do 13º salário para os funcionários municipais. Normalmente, a primeira parcela cai no mês de aniversário de cada servidor público e a segunda pode ser paga, por lei, até o dia 20 de dezembro; entretanto, a gestão municipal optou por adiantar o pagamento.
Ainda na noite desta sexta-feira, além do rodeio, sobe ao palco da festa a dupla Rionegro e Solimões, uma das atrações mais esperadas. Os convites antecipados podem ser adquiridos por R$ 20, em Dracena, no Auto Posto Cebolão e loja Os Vaqueiros; em Tupi Paulista, com o Zé Bianco; em Ouro Verde, com André Paulo; e, em Monte Castelo, no Supermercado Mac Pão, Mercearia Santa Cecília e Supermercado Sozin. Ainda não foi definido o valor da entrada na hora.
O evento é promovido por comissão organizadora que tem como presidente da festa, Marcelo Bernardo, com apoio da Prefeitura de Monte Castelo e Câmara Municipal.
MAIS SOBRE A CIDADE – Em 1946, Ricardo Tognon, Manoel dos Santos Esgalha e Alfredo Potumati idealizaram a fundação de um povoado. Depois de estudadas as possibilidades, ficou resolvido que o povoado seria localizado na curva da estrada que liga Andradina e Tupi Paulista, ex Gracianópolis, a 12 km do rio Feio e se chamaria “Galante”.
Um ano depois, em 1947, foram construídas as primeiras casas e chegaram os primeiros povoadores. Com seu crescente progresso, surgiu a idéia de elevar o povoado a distrito de paz, com o nome de Monte Castelo, em homenagem aos pracinhas brasileiros que lutando pelos nossos ideais, tombaram nos campos de batalha, em Monte Castelo, na Itália.
Com a fertilidade de seu solo, onde as culturas de cereais davam certa solidez econômica fomentando rápido progresso, o distrito de Monte Castelo foi elevado à categoria de município, na comarca de Tupi Paulista com território desmembrado do respectivo distrito, pela Lei nº 2456 de 30 de dezembro de 1953 e instalado em 1º de janeiro de 1954.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população estimada de monte-castelenses em 2013 é de 4.187 habitantes. (Fonte: Agência do IBGE em Dracena).