O prefeito de Brasilândia (MS), Jorge Diogo, tem dialogado com apicultores do município, no sentido de manter unida e fortalecer a Associação Brasilandense de Apicultores. Além disso, o prefeito busca o entendimento entre os apicultores para que haja consenso na próxima eleição da diretoria.
Uma reunião foi realizada no dia 20 de novembro, no Centro Cultural Senador Ramez Tebet, com a presença do prefeito e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, João Luiz Almeida Rosa, que mediaram o debate por uma conciliação e união entre os apicultores, que estão divididos em dois grupos.
O secretário João Luiz iniciou a reunião dizendo que os apicultores não poderiam permanecer discutindo o passado. “Hoje não podemos bater na mesma tecla. Vamos buscar a conciliação e trabalhar como as abelhas, unidos, cooperando, e fortalecendo essa colmeia, que é a ABA”, disse.
Jorge Diogo disse que ouviu os dois lados, que têm qualidades e defeitos. “Percebemos um racha, mas a eleição é um momento de corrigir tudo isso. Temos que prosseguir com esse diálogo saudável. As divergências existem e devem ficar claras nas reuniões da associação para serem resolvidas para o bem da produção de mel, que é o único objetivo de todos. Devemos esquecer as questões individuais”.
O prefeito garantiu ainda que sempre estará presente, quando for convidado, para pacificar os debates e que pretende apoiar ainda mais a ABA. “Vocês têm que escolher um presidente que atenda à expectativa da maioria. A ABA possui uma estrutura pronta, tem um patrimônio público cedido, patrimônio particular e ainda uma parceria de mais de R$ 600 mil com a Fibria. Estamos prontos para ajudar quem quer produzir mel e esse grupo tem tudo para dar certo”, disse Jorge Diogo.
O representante da atual diretoria disse aos associados que participem da eleição. “Os que não estão satisfeitos, agora é a hora de abraçar a causa. Estamos em um processo de crescimento, passando de amador para profissional. Temos que acordar para o tamanho do mercado. Está na hora de passar uma borracha nessa mancha do passado”.
A eleição da ABA acontecerá no dia 06 de dezembro. Ficou programada uma nova reunião para formação da chapa.