Uma jovem natural da cidade de Monte Castelo tem obtido seguidas conquistas no meio acadêmico nacional e internacional. Após obter o recente título de doutorado em “Imunologia Básica e Aplicada” pela USP (Universidade de São Paulo), Priscilla Aparecida Tartari Pereira, que atualmente vive em Ribeirão Preto, vem se destacando em seu trabalho desenvolvido no Laboratório de Inflamação e Imunologia de Parasitoses da universidade e em apresentações feitas em congressos de sua área de pesquisa no Brasil e exterior nos últimos anos.
Os pais da jovem são a professora aposentada em Monte Castelo, Benedita Tartari e o investigador de polícia aposentado e atual prefeito de Tarabai (SP), Elias N. Pereira. Priscilla começou o ensino fundamental na antiga escola E.E. Casimira Nascimento da Silva, seguido da escola E.E. João Bernardi, ambas em Monte Castelo, e terminou o ensino médio no colégio Anglo-CID, de Dracena, se formando em 1999. A partir de então, não parou mais nos estudos.
Em sua trajetória acadêmica, a monte-castelense acumula conquistas. Ela se graduou em “Licenciatura em Ciências Biológicas” pela Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), na cidade de Guarapuava, no ano de 2004. Para começar a pós gradução, fez especialização em “Ciência Moderna e suas aplicações”, também pela Unicentro, de 2005 a 2006. Depois, fez mestrado em “Imunologia Básica e Aplicada” pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (FMRP/USP) (2007-2009).
Em outubro deste ano, Priscilla defendeu sua tese de doutorado na mesma área e universidade. Parte desta etapa acadêmica foi feita como doutorado ‘sanduíche’, passando seis meses na universidade de Montreal, Canadá, no ano de 2011.
Agora, a jovem segue trabalhando no Laboratório de Inflamação e Imunologia de Parasitoses, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, para findar os últimos experimentos de seu trabalho de pesquisa intitulado “Efeitos antagônicos da prostaglandina D2 e prostaglandina E2 na resposta imune durante infecção experimental por Histoplasma capsulatum”.
Entre os congressos em que Priscilla já participou estão o da Sociedade Brasileira de Imunologia; Sociedade Brasileira de Microbiologia; Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental; Lipid Signalling Disease – Federation of European Biochemical Societies (Itália); 20th European Congress of Clinical Microbiology and Infectious Diseases (Vienna); Multidisciplinary approaches to modern therapeutics (Montreal); Fourth European Workshop on Lipid Mediators (Paris); 10th World Congress on Inflammation (Paris); e Bioactive Lipids Conference (Porto Rico).
Para desenvolver suas atividades, a doutora recebe colaborações de professores da UnB (Universidade de Brasília); Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz -Rondônia); Universidade Federal do Pará (Belém); Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto); Universidade de Montreal (Montreal); e Universidade da Flórida (Estados Unidos).
Mas, quem pensa que para Priscilla o doutorado encerrou sua sede por conhecimento se engana; futuramente, a jovem fará pós-doutorado junto à Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto e Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, ambas pertencentes a USP, motivo de orgulho para Monte Castelo e toda a região.