O governo do Estado de São Paulo assinou, ontem, 8, convênios com 31 municípios, para a instalação de classes descentralizadas para oferecer cursos técnicos, por meio do Centro Paula Souza. A cerimônia, realizada no Palácio dos Bandeirantes, contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Garcia, e da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

Os 31 municípios que passam a ter classes descentralizadas são: Águas da Prata; Anhembi; Bálsamo; Biritiba Mirim; Bofete; Canitar; Castilho; Embu-Guaçu; Estrela do Norte; Gavião Peixoto; Guaracaí; Itajobi; Itapuí; Itariri; Itirapina; Jaborandi; Jambeiro; Lucélia; Manduri; Pedro de Toledo; Pilar do Sul; Pontal; Pradópolis; Praia Grande; Quintana; Riversul; São José do Barreiro; Sete Barras; Severinia; Silveiras; Tremembé.
Os cursos oferecidos são Agronegócio; Administração; Informática para Internet; Marketing; Segurança no Trabalho; Manutenção e Suporte em Informática; Mecânica; Logística; Informática; Comércio e Contabilidade.
No processo seletivo para o 1º semestre de 2014 já foram oferecidas 1.240 vagas nessas novas classes descentralizadas. Estão previstas para o 2º semestre outras 120 vagas.
“Sinto muito orgulho do fato de o Centro Paula Souza possibilitar um futuro melhor às pessoas, formando mais jovens”, afirmou Laura. “Esta é uma prova de que o governo do Estado de São Paulo valoriza o ensino profissionalizante.”
Com a assinatura dos novos convênios, o Centro Paula Souza passa a atuar em 306 municípios do Estado, oferecendo cursos técnicos, tecnológicos e ensino médio.
QUALIDADE – As classes descentralizadas são uma forma de levar os cursos técnicos oferecidos pela instituição a cidades que não têm Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) ou onde é preciso expandir o número de vagas. As aulas têm a mesma qualidade oferecida nas Etecs e as classes são administradas pela unidade mais próxima do município.