No período mais chuvoso do ano a luta para combater a dengue continua. Além das ações de combate e prevenção à doença, a Emvicen tem se mantido em alerta para o controle da incidência da dengue em Tupi Paulista.
Os principais sintomas da doença são febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, no corpo e nas articulações. Caso não seja tratada adequadamente, a doença em estágio grave pode causar sangramento, choques e levar à morte.
Além das ações feitas por parte das equipes de Saúde, a população deve estar atenta aos possíveis focos. É preciso que cada um atue como um agente dentro do seu lar e fique alerta a sua vizinhança.
A população precisa tomar todas as precauções e evitar a proliferação do mosquito. É fundamental não deixar água parada, principalmente nos locais onde o mosquito se reproduz com facilidade como pneus, caixa d’água destampada, latas e garrafas abandonadas, entre outros.
O cidadão que manifestar alguns dos sintomas deve procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde e não tomar medicamentos sem orientação médica.