A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo começa a receber a partir da próxima segunda-feira, 20, os interessados em fazer parte do trabalho voluntário desenvolvido nas 2,3 mil unidades do Programa Escola da Família. Atualmente são 12,1 mil pessoas que, todos os finais de semana, disponibilizam o tempo livre para auxiliar na promoção das atividades gratuitas voltadas aos alunos e à comunidade escolar.
Os “voluntários da Educação” atuam em ações de esporte, cultura, lazer, saúde e trabalho. Quem quiser participar deve procurar a escola mais próxima que ofereça o programa, preencher a ficha de cadastro (nome, RG e CPF) e apresentar o projeto que pretende realizar aos finais de semana.
Os interessados podem, por exemplo, planejar e executar atividades como aulas de dança ou oficinas de artesanato, sempre com a supervisão de educadores e universitários contratados pelo Programa. A lista completa de escolas da família pode ser acessada no site da Secretaria www.educacao.sp.gov.br/escoladafamilia/.
“A integração com os voluntários é uma das principais vertentes do programa que preconiza justamente a parceria da escola com a comunidade local. O voluntário fortalece a participação da sociedade na educação e ao mesmo tempo permite a atuação da escola no bairro em que ela está inserida”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
Em 2013, o Programa Escola da Família completou uma década com a marca de 35,3 milhões de atividades gratuitas e 724 milhões de atendimentos realizados no período.