No Dia Mundial do Hanseniano, que ocorre hoje, 24, a Secretaria Municipal de Saúde de Brasilândia – MS promove a partir das 8h (horário do Mato Grosso do Sul), no ESF 2 (Estratégia de Saúde da Família), palestra para orientar a população sobre a prevenção à doença.
De acordo com a enfermeira Micaely Amorim Hadas, a ação visa alertar a população para ter a consciência da prevenção e tratamento da hanseníase.
A ação continua na próxima quarta-feira, 29, no ESF 1 e UBS (Unidade Básica de Saúde), também com panfletagens e palestras.
HANSENÍASE – Trata-se de uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae (também conhecida como bacilo-de-hansen) que afeta os nervos e a pele.
A doença é contagiosa e passa de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para outra. Demora de dois a cinco anos, em geral, para aparecerem os primeiros sintomas.
A prevenção baseia-se no exame clínico precoce das lesões suspeitas e na aplicação da vacina BCG em todas as pessoas que compartilham o mesmo domicílio com o portador da doença.
Na atualidade, o tratamento se dá através da associação de alguns medicamentos (antibióticos). O tratamento pode ser feito nas redes públicas de saúde e é gratuito. (Com informações do Ministério da Saúde)