No último dia 24, na sede da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Tupi Paulista, ocorreu mais uma etapa da implantação do Banco de Alimentos no município.
O secretário Luís Figueira reuniu a secretária da Ação Social, Joana Garcia Grava (Zinha); a secretária da Educação Vera B. Braga, acompanhada da nutricionista da Educação Flávia Chiari; o agrônomo Ilton Perpétuo da Cati de Tupi Paulista; os engenheiros agrônomos da Secretaria da Agricultura Luciano Oliveira e Neto Napolitano; as lideranças rurais Vitor Basso da Amprobap (Associação da Microbacia dos Produtores Rurais do Bairro Barro Preto); Carlos Alberto Martins e José Francisco de Pinho da Asmassari (Associação dos Moradores do Assentamento Santa Rita) e Amélia del Rios, representando a Avirtupi (Associação dos Viticultores da Região de Tupi Paulista), para falar das formalidades e registros necessários ao processo de instalação.
De acordo com Figueira, o Banco de Alimentos poderá receber doações dos produtores rurais, supermercados e Conab, assegurando um crescimento dos programas PAA e PNAE já existentes no município, facilitando a vida do produtor rural e entidades, minimizando a burocracia, assim como proporcionando tranquilidade a todos os envolvidos.
O Banco de Alimentos será controlado pela Ação Social do município, em parceria com a Secretaria de Agricultura que disponibilizará um funcionário para auxiliar os trabalhos, além da participação de um engenheiro agrônomo para atestar a origem dos alimentos. A Secretaria de Educação disponibilizará uma nutricionista que ficará encarregada de acompanhar a qualidade desses alimentos.
Em aproximadamente 15 dias estará chegando a balança eletrônica para conferência de peso, que passará a funcionar nas dependências da Secretaria da Ação Social.