Com a nova diretoria à frente da Rede de Combate ao Câncer de Adamantina, a entidade filantrópica irá intensificar os trabalhos de prevenção de patologias de câncer entre homens e mulheres.

A nova presidente, Roseli Godoy assumiu a direção da entidade em janeiro deste ano, juntamente com a vice-presidente, Carolina Galdinoe, outros nove membros estarão a frente da entidade por dois anos. A meta da equipe é dar continuidade aos serviços que vem sendo realizado, porém de forma mais efetiva.
O trabalho da Rede de Combate ao Câncer consiste na prevenção, ou seja, na realização de exames gratuitos de toque renal e coleta de papa nicolau, a qual quando detectado alguma patologia de câncer, o diagnóstico é levado ao Sistema Único de Saúde (SUS) para que o paciente possa ser encaminhado à uma rede de tratamento em Barretos, Jaú ou Presidente Prudente.
Atualmente a Rede acompanha 100 pacientes que foram diagnósticos com câncer e recebem tratamento especializado. Uma equipe de nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, enfermeiro e médico formam o quadro de profissionais que atuam na entidade.
Para eles, é necessário conscientizar a população constantemente sobre a importância em realizar estes exames preventivos regularmente. Por isso, as campanhas existentes (Outubro Rosa e Novembro Azul) deverão ser ainda mais intensas nos próximos anos.
Roseli Godoy ressalta, ainda, que o desafio maior é conscientizar o público masculino. “Ainda existe muito preconceito que parte dos próprios homens”, afirma. A presidente e a vice contam que, eles ainda hesitam em realizar o exame de toque. Segundo elas, isto será tratado como uma das prioridades desta gestão.
Além de intensificar o serviço de prevenção, a nova diretoria também pretende se aperfeiçoar em alguns pontos, como é o caso do Bazar, uma das fontes de renda da Rede. “O local precisará ser renovado e organizado para que volte a ser aberto diariamente ao público”, explica Roseli. Outra meta é a de informatizar o atendimento para proporcionar agilidade.
Entre as novidades para este ano, será a parceria da Rede de Combate ao Câncer, com o médico Plácido, do Laboratório de Análises Patológicas Clínicas de Presidente Prudente. Com a parceria será possível encaminhar para a unidade, uma certa quantidade de pacientes para o tratamento de câncer.