A dois meses da tradicional festa de Santo Expedito, no município que leva o nome do padroeiro conhecido pela solução das causas justas e urgentes, o artesão panoramense João Lucena, 53, trabalha intensivamente na produção de oito mil tijolos em miniatura, que serão usados como brinde na ‘Campanha do Metro Quadrado’, para aqueles que colaborarem para o financiamento das obras de construção do Santuário de Santo Expedito, de nove mil metros quadrados, com capacidade para receber três mil fiéis.
Segundo o padre da paróquia de Santo Expedito, Umberto Laércio Bastos de Souza, as obras iniciadas em meados de 2011 devem levar mais seis anos para ficar completamente pronta.
João conta que em 2011 recebeu a visita do padre Umberto encomendando tijolos em miniatura, e como nunca havia produzido uma peça desse modelo, chegou a negar inicialmente o pedido do pároco, que pela postura insistente, determinada e muito religiosa, suplicou ao santo das causas urgentes fazendo com que o artesão mudasse de ideia e começasse a produzir todo o maquinário necessário para produção daquelas miniaturas. João acabou aceitando o convite e levou 15 dias para que as peças ficassem prontas.
Naquele ano, a encomenda de 3.500 peças, saltou para 8 mil este ano, tudo isso, para atender turistas nos festejos de Santo Expedito, em 19 de abril, período de grande aglomeração de fiéis e devotos vindos de todas as regiões do País.
O artesão mostra com orgulho a ‘maromba’, nome dado ao maquinário usado na produção do tijolo, e fala das encomendas feitas também pelos pastores de igrejas evangélicas, adeptos a ideia do padre Umberto. Até mesmo uma faculdade de Engenharia Civil, do estado da Bahia, ficou interessada na produção e encomendou 600 peças do ‘mini tijolo’, como lembrança dos futuros engenheiros.
“Nem toda invenção minha funciona, mas boa parte acaba dando certo com ajuda de Santo Expedito”, brinca o artesão, ao dizer que pensa em construir um protótipo da taça da Copa do Mundo feita de argila para servir como ‘cofrinho’.
SERVIÇO – Para mais informações sobre a produção da miniatura de tijolo, feito de argila, o telefone do artesão João Lucena é (18) 98136-1764.