Com o resultado de iniciativa da administração Maciel Corpa, frente à proposta de incrementar as oportunidades de ensino em Pacaembu, começou a ser desenvolvido na semana passada, na Emef “Manoel Teixeira Júnior” o Programa Mais Educação.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Silvia Regina Cruz de Souza, o programa foi implantado e o recurso para execução/manutenção já está à disposição do município.
O Mais Educação envolverá 165 alunos da Emef, do 1º a 5º ano e que permanecerão na unidade escolar por período integral de sete horas.
PROGRAMA – O Programa, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.
As escolas das redes públicas de ensino fizeram a adesão e de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico, educação ambiental, esporte e lazer, direitos humanos em educação, cultura e artes, cultura digital, promoção da saúde, comunicação e uso de mídias, investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.
ATIVIDADES – Nas 2 horas extras que ficarão na escola, os estudantes pacaembuenses terão as seguintes atividades complementares: banda, karatê, informática e aulas de reforço escolar.
No último dia 12 foi realizado o primeiro encontro entre o maestro Carlos e os alunos que irão compor a Banda Marcial de Pacaembu. A secretária de Educação também participou e deu as boas-vindas aos futuros músicos.
O prefeito Maciel, apesar de ser o principal entusiasta da criação da Banda, não pôde estar presente por motivo de viagem a São Paulo, para assinatura de convênio. No entanto, se disse entusiasmado com o início do Programa no município.