O município de Adamantina participou no último dia 25, da 16ª capacitação de Comissões Municipais de Emprego, realizada no auditório da sede Sindetanol (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas e da Fabricação de Álcool), em Presidente Prudente. Durante o evento foram capacitados membros de 31 municípios da região.
Aproximadamente 150 pessoas participaram do encontro, promovido Comissão Estadual do Emprego (CEE). A equipe local foi composta por Ivan de Freitas Calori, representando a Secretaria de Administração, Priscila Aparecida Blasioli Pereira, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Sonia Mieko Nakadaira, representando a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento.
A capacitação, parceria da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) e Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal Prefeito Faria Lima (Cepam), teve a participação do secretário-adjunto do Emprego e Relações do Trabalho, e vice-presidente da CEE, Eufrozino Pereira, do presidente da Câmara dos Vereadores de Presidente Prudente, Valmir da Silva Pinto, do presidente do Sindetanol, Milton Sobral e do representante do CEPAM, Elizeu Liria.
O encontro teve como objetivo capacitar as Comissões Municipais do Emprego da região de Presidente Prudente e segundo a SERT, dá sequência aos trabalhos iniciados em 2013, que apresentaram políticas públicas de emprego às CMEs de todo o Estado. “Foi um evento muito produtivo, que mostrou a importância da CME e forneceu orientações para que o trabalho se torne efetivo”, ressaltou Ivan de Freitas Calori.
O representante da Secretaria de Administração revelou que a capacitação fornece elementos para identificar as demandas e propor a implantação de políticas públicas para a geração de emprego e renda. “Com a palestra foi possível identificar as necessidades e alternativas para a melhoria dos serviços prestados pela Comissão de Emprego em Adamantina”, completou Ivan.
O diretor regional da SERT em Presidente Prudente, Paulo Alexandre Lopes, avaliou como positivo o engajamento dos integrantes das CMEs. “Realizamos um trabalho com as 51 prefeituras da nossa região. O resultado é essa participação de mais da metade desse pessoal. Isso nos mostra que, apesar da distância e outras dificuldades, os cidadãos estão interessados em trazer o progresso para as nossas cidades e dignidade aos trabalhadores”, disse Lopes.
“Pelo fato de muitos de vocês já trabalharem com os serviços oferecidos pela SERT, participar dessa capacitação da CEE lhes dá ferramentas para colaborar com o cidadão que deseja se recolocar no mercado de trabalho, seja por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), seja pelos programas de qualificação e orientação oferecidos pela Secretaria”, afirmou o coordenador da COP, Marcos Akamine Wolff.