A partir do próximo dia 17, a coleta de lixo na área central de Adamantina será realizada após as 19 horas, já as residências no entorno do centro terão o lixo recolhido após as 15 horas. De acordo com o secretário de Obras e Serviços, Antonio Tiveron Netto, a medida foi debatida e aprovada em reunião com a presidente da Associação Comercial e Empresaria de Adamantina, Lucilene Paloni.

Tiveron destaca que a mudança tem como objetivo agilizar o trabalho de coleta, mas trará outros benefícios ao serviço, entre os quais a redução do mau cheiro provocado pelo recolhimento do lixo e facilitará o fluxo de veículos na área central, já que o antigo horário de coleta provocava lentidão no trânsito. “Com essa medida estamos buscando melhorar a prestação do serviço, mas precisamos da colaboração dos empresários, colocando o lixo no horário correto”, revela o secretário que confirma ainda a realização de trabalho de visita orientativa aos empresários.
Ele salienta também a necessidade de colaboração na coleta seletiva que acontece todas as quintas-feiras. “Se tivermos os hábitos da correta separação e da acomodação do lixo vamos reduzir os transtornos e melhorar ainda mais o serviço”, diz.
O secretário destaca ainda que além dos benefícios ao comércio, o novo sistema também proporcionará melhores condições de trabalho aos coletores. “O sistema é realizado em todos os bairros e além de recolher o lixo, à administração também está preocupada com a saúde dos coletores, e também em agilizar o serviço e com a manutenção dos equipamentos”, explica.
Tiveron esclarece que, atualmente, o serviço de coleta de lixo é iniciado com a atuação de um servidor (coletor de lixo), que agrupa o lixo do quarteirão em determinados pontos para facilitar o recolhimento, que é realizado posteriormente por mais dois coletores que acompanham o caminhão. O sistema evita que os servidores necessitem correr ao lado do caminhão de lixo, bem como subam e desçam várias vezes do veículo em andamento, reduzindo o risco de acidentes de trabalho.
A frota municipal utilizada para a coleta é composta por seis caminhões compactadores de lixo, quatro deles, reformados em 2013, e recolhe diariamente aproximadamente 27 toneladas de lixo. “O sistema tem uma programação definida e só ocorrem atrasos no caso de problemas mecânicos em um dos caminhões”, enfatiza. “Se tivermos problemas com os caminhões, que são antigos e precisam de manutenção constante, outro veículo faz a coleta após o término de seu percurso, mas com a conquista de um novo caminhão esse problema será menor”, conclui.