Pela primeira vez, Adamantina será contemplado com três médicos pelo Programa de Valorização de Atenção Básica (Provab), do Governo Federal. O município pleiteou sete médicos e foi contemplado com cinco, mas dois desistiram, restando somente três profissionais. 

O objetivo do programa é estimular e valorizar o profissional de saúde que atua em equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família, e levá-los para localidades com maior carência para este serviço. O programa foi criado em 2011 e Adamantina aderiu em 2013, quando realizou a primeira inscrição.
Segundo o secretário de Saúde, Jorge Chihara, não haverá custos para o município. Diferente do Programa Mais Médicos, que as despesas com moradia, refeição e transporte é de responsabilidade do município, o Provab só exige que seja composta o restante da equipe.
Os médicos são obrigados a atuar por 12 meses, em Unidades de Saúde da Família, onde serão supervisionados por uma instituição de ensino, sendo obrigatória a participação em curso de especialização em Atenção Básica. Semanalmente o profissional terá 32 horas de atividades práticas nas Unidades Básicas de Saúde e 8 horas no curso de especialização. 
O curso de especialização é ministrado por 12 das 16 instituições que compõem a Rede UNA-SUS, que apoia a promoção da formação e qualificação à distância gratuitamente. 
Em Adamantina, os médicos começam trabalhar a partir desta segunda-feira, 10, e serão direcionados a três novos PSFs (Posto de Saúde da Família), que estão localizados no Centro de Saúde, PAS I (próximo ao campus I da FAI) e PAS II (Jardim Brasil).
“As novas unidades utilizarão o mesmo espaço físico das antigas, no entanto, atenderão um número maior de bairros. Isto até as novas unidades serem construídas”, explicou o secretário.
Os bairros beneficiados com as novas Unidades são: Vila Jardim, Parque Itamaraty, Vila Jamil de Lima, Vila Cicma, Mario Covas, Jardim das Acácias, Jardim Alamandas, Jardim Ipiranga, Bairro Cecap, Jaraguá, Jardim Europa, Palmeiras e Jardim América.
Embora o programa tenha abrangência nacional, os três médicos que atuarão em Adamantina, são da região. Um deles mora em Valparaíso e os outros dois residem em Presidente Prudente.
MAIS MÉDICOS – O Governo Federal anunciou em janeiro deste ano o lançamento da 4ª etapa do Programa Mais Médicos. Mais uma vez Adamantina se inscreveu, desta vez solicitando seis profissionais para o município.
Segundo o secretário municipal de saúde, há uma grande expectativa de que Adamantina seja contemplada com esses profissionais. Caso isso aconteça, os médicos serão destinados aos novos PSFs.