Termina amanhã, 14, em Panorama, a campanha de prevenção a tuberculose que pretende atingir a marca estimada de 150 atendimentos nos ESFs dos bairros Marreca, Potiguara e Nosso Teto, Santa Casa, Pronto Atendimento e Vigilância Epidemiológica. Podem participar homens e mulheres de qualquer faixa etária, sendo necessária a apresentação do documento do RG, CPF e cartão do SUS para pedir a realização do exame em qualquer unidade de Saúde. A doença é transmitida pelo ar.
Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Selma Cristina Miqueloti Genova, embora seja aberta a qualquer pessoa da comunidade, a campanha se destina principalmente à pessoas que apresentam quadro de tosse constante e possui hábito de fumar.
O exame se baseia na coleta de escarro do paciente e depois encaminhado para análise laboratorial em Dracena, caso o resultado seja positivo, a Secretaria de Saúde presta acompanhamento ao paciente diagnosticado com a doença durante os seis meses de tratamento. Neste caso, toda a família do paciente deverá passar pelo mesmo exame como forma de se prevenirem.