Na noite da última quinta-feira, 13, chegaram à região, os médicos de nacionalidade cubana, selecionados pelo programa “Mais Médicos”, do Governo Federal, para atuar nos municípios que mais carecem de atenção básica de saúde de todo o País.
Na região da Nova Alta Paulista, as cidades contempladas foram Adamantina, com um médico e Flórida Paulista, com três.
Em Flórida, o casal, Omar Batista Nunez, 31 anos, e Yolemis Infante Gonzalez, 30 anos, foram recepcionados no Recanto Hotel – lugar onde ficarão hospedados temporariamente, pela secretária de Saúde, Oneide Rodrigues; diretora de saúde,Vera Lúcia Tustumi Andriotti; secretário de Administração, João Alcides Fazion e a vice-prefeita, Mariazinha Teixeira Ferracini.
Oneide contou ter se animado ao perceber que os cubanos têm boa dicção e compreendem a língua portuguesa.
Os médicos revelaram ser casados há seis anos. Eles já trabalharam em outros países da América Latina, como na Venezuela, e disseram que o único objetivo do casal é: “trabalhar e nada mais”.
Ontem, 14, na companhia da secretária de Saúde, os médicos puderam conhecer a cidade e as Unidades de Saúde da Família (USF). Os médicos, que são clínicos gerais, começam a trabalhar nesta segunda-feira, 17.
De acordo com Oneide, por enquanto eles ficarão no Centro de Saúde, mas com a chegada do terceiro médico do Programa, eles serão destinados aos USFs.
ADAMANTINA – Já a médica que atuará em Adamantina, chama-se Yudeisis Justa Garcia, que também já chegou à cidade. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, ela se hospedará temporariamente no Hotel Bela Vista.
A médica começa a trabalhar dentro de 10 dias, até que toda documentação seja concluída. Sendo feito isso, ela será destinada ao ESF (Estratégia de Saúde da Família), do Jardim Adamantina.