Os novos médicos clínicos gerais, que passam a integrar o quadro de profissionais voltados para a Saúde da Família de Adamantina, se apresentaram oficialmente na tarde dessa terça-feira, 18, na Prefeitura, durante coletiva de imprensa que reuniu o prefeito Ivo Santos, primeira-dama Fernanda Vendicto e os secretários municipais.
O município de Adamantina foi contemplada com três médicos pelo Programa de Valorização de Atenção Básica (Provab), e uma médica pelo “Mais Médicos”, ambos programas são do Governo Federal.
Os profissionais do Provab são: Anaïs Iamada Pereira, 24 anos, Pedro Gomes Barbosa Junior, 26 anos e Daniele Luziardi Silva Machado, 25 anos. Já a médica de nacionalidade cubana, do Mais Médicos é Yudeisis Justa Garcia, 33 anos.
Dois destes quatro médicos já começaram a trabalhar nos PAS I e II (Programa de Atendimento a Saúde). A outra médica começa esta semana no USF Vila Cicma. Já a médica cubana do “Mais Médicos”, começará quando for validado sua autorização de trabalho e atuará na USF do Jardim Adamantina.
O secretário municipal de Saúde avalia como muito importante a conquista para a população, uma vez que qualificando a saúde, nos níveis de Atenção Básica nas estratégias de saúde da família, é possível filtrar os atendimentos do Posto de Saúde e na Santa Casa consideravelmente. “A Saúde da Família resolve 85% da demanda que as pessoas procuram, além de diminuir o processo de atendimentos nas áreas de especialidades clínicas”, explica ele.
Os médicos relataram estar otimistas. Para eles, o atendimento básico à população nas Unidades de Saúde da Família é importante, e a orientação e acompanhamento à população é prioritário.