O gabarito do processo seletivo do programa Acessa Escola, realizado no último domingo, 16, já está disponível no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br). Os candidatos poderão ter acesso ao resultado da prova com base no desempenho classificatório e por região em que realizou a prova. A classificação final dos indicados será publicada na próxima quinta-feira, 27.
O programa Acessa Escola oferece acesso livre à internet nas escolas como forma de inclusão digital e social. Os convocados atuarão nas salas de informática das 3.873 escolas da rede que já contam com o programa e também nas 453 unidades que recebem o Acessa até o fim deste semestre. Com a expansão, a Secretaria totaliza 3,8 milhões de alunos cadastrados (90% do universo de matriculados na rede).
Antes de iniciarem o estágio, os classificados passam por treinamento teórico e prático, com orientações sobre direitos autorais e cyberbullying. A carga horária de trabalho é de vinte horas semanais e pode ser cumprida nos períodos da manhã, tarde ou noite. A duração do estágio é de 12 meses, prorrogado por até 24 meses. Neste ano, 5 mil jovens já começaram a estagiar no Acessa.
“Os estudantes estagiários são figuras centrais do Acessa. Eles trabalham diariamente para auxiliar a comunidade escolar no uso seguro da internet, além de ser uma formação importante para o mercado de trabalho. Por isso, ampliamos o número de bolsas, já que ano passado oferecemos 9 mil e chegamos em 2014 com 11 mil benefícios disponíveis”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
Em 2013, o Acessa Escola alcançou a marca de 30,7 milhões de acessos à internet. O número representa aumento de 62%, comparado aos 18,9 milhões de registros em 2011.