O prefeito Ivo Santos anunciou nessa segunda-feira, 17, a pedagoga e assistente social Briana Veiga Rodrigues como secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Adamantina. Briana, que ocupava cargo de diretoria, assumirá as funções que até o mês de fevereiro eram exercidas por Francisca Delfino, que foi aprovada em concurso público e se desligou da administração municipal.

A escolha de Briana, segundo o prefeito Ivo Santos, é técnica e foi realizada após criteriosa avaliação dos nomes que reuniam as características necessárias para ocupar o cargo, inclusive entre os servidores da Prefeitura de Adamantina.
A primeira-dama Fernanda Vendicto também destacou o fato de Briana conhecer as políticas públicas de Assistência Social, fator decisivo para a escolha. “Temos outros profissionais capacitados para ocupar esta função, mas acreditamos que a Briana desempenhou as funções técnicas da pasta com muita eficácia nesse período”, afirmou.
Formada em Pedagogia e Serviço Social pelas Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), Briana Veiga Rodrigues possui ainda pós-graduação em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco.
Ivo destacou ainda que além de excelente qualificação acadêmica, Briana também atuou, por nove anos, como professora e coordenadora no Educandário Madre Clélia, de Adamantina.
Briana destaca a evolução das políticas no setor e a importância da profissionalização do setor pelas administrações públicas. “As pessoas costumam confundir assistência social com assistencialismo, porém essas duas práticas são diferentes. A assistência social é uma política pública de atenção e defesa dos direitos, voltada ao atendimento das pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social oferecendo serviços, programas e projetos, com objetivo de garantir os direitos da cidadania e da dignidade humana. Já o assistencialismo é uma prática individual em forma de ajuda e não proporciona mudanças na realidade social do indivíduo, pois sua principal característica é a doação”, destaca a nova secretária, que complementa: “A assistência social vai muito além, possibilita o acesso e o conhecimento dos direitos à população”.